sexta-feira, 13 de abril de 2012

Para tentar renascer o futebol pernambucano...


Vergonha. Vergonha. Vergonha.

É o que todo torcedor pernambucano tá sentindo. Vergonha.

Depois de um 2011 (quase) fantástico, o Santa Cruz é humilhado em casa e é eliminado da Copa do Brasil 2012 para um time chamado Penarol. Vergonha.

Não satisfeito, o Sport sofre uma das maiores humilhação da sua história centenária. É goleado em plena Ilha do Retiro para o “poderoso” Paysandu. Vergonha.

Não obstante a isso tudo, o Náutico faz o favor de envergonhar Pernambuco ainda mais. Goleado para o Fortaleza, time que escapou da Série D, em 2011, por roubo. Vergonha.

Numa sequência humilhante, futebol de Pernambuco morre.

Por ter conseguido uma boa sequência no Estadual, o Santa Cruz não demitiu seu treinador Zé Teodoro. Fez certo.

Depois de humilhação, o Sport continua com o projeto de treinador, Mazola Júnior.

E antes de envergonhar sua torcida, o Náutico já tinha demitido seu treinador, Waldemar Lemos.

Todo mundo sabe que o problema do Náutico é o time e o problema do Sport é o treinador. Isso é desde sempre. Só os dirigentes insistem em não ver isso.

Há um tempo atrás, eu fiz um post onde dizia que Sport e Náutico não fariam feio na Série A. Estou envergonhado por isso.

E digo mais: assim como 2011, Sport e Náutico estão entregando, de graça, o título Estadual nas mãos do Santa Cruz. Time cujo a folha salarial não chega a meio milhão.

A folha do Náutico é em torno de R$1.100,00. A folha do Sport é em torno de R$1.500,00. Vergonha.

Pois bem, para tentar ressuscitar o futebol local, Sport e Santa Cruz fazem, na Ilha, neste domingo, 15, o famoso Clássico das Multidões.

Os clássicos do primeiro turno (Sport 4x3 Náutico, Náutico 2x2 Santa Cruz e Santa Cruz 1x3 Sport) foram sensacionais. Fantásticos. Jogos que deram gosto de se ver.

Mas os dois clássicos que tiveram nesse segundo turno (Náutico 0x0 Sport e Santa Cruz 1x0 Náutico) nos fez sentir vergonha. Os jogos pareciam de times pequenos. Coisa que o ‘Trio de Ferro’ não é.

O Clássico das Multidões não serve para quase nada. Serve para ver quem fica com a liderança da primeira fase. O primeiro colocado terá boas vantagens na fase final. Bom? Talvez. Eu só esqueci de dizer que o líder enfrentará o Náutico. Um clássico. Ou seja, dois jogos desgastantes, o desgaste é físico e, principalmente, mental.

E aí? A liderança é boa coisa?

Em um momento muito bom, o Santa Cruz seria favorito para o clássico se o jogo fosse no Arruda. Mas não é. O jogo é na Ilha. O que anula o favoritismo coral.

Em crise, apesar de está 13 jogos sem perder no pernambucano, o Sport vai buscar a vitória no clássico para poder esquecer o ocorrido na Copa do Brasil.

Esperamos que Pernambuco volte a jogar futebol. Esperamos que o Clássico das Multidões seja, realmente, o Clássico das Multidões.

Sport x Santa Cruz terá transmissão para todo o estado de Pernambuco pela Rede Globo Nordeste, neste domingo, 15, a partir das 15h50.

Um comentário:

  1. Parabéns Bruno Phellippe. Vc foi muito feliz em suas palavras e colocações. Falou nao como um torcedor de A ou B mas sim como uma pessoa sensata que quer um futebol de gente grande. Como podemos pensar em disputar um Brasileiro? OSport tem time, a nossa deficiencia é o treinador. Vc disse tudo. Não foi Graças ao treinador que voltamos a Elite do Futebol Brasileiro, mas sim, a raça que os jogadores tiveram de fazer esse acontecimento. Faço minhas, as sua palavras. Espero amanha poder assistir um show de partida.

    ResponderExcluir